quinta-feira, 19 de maio de 2011

O nascimento de um novo tempo - Da Razão para omissão da ordem ao caos parte 1

   
    Existe uma elegância em um simples ser humano, a razão é o maior guindaste da evolução humana e o verdadeiro a ser aprimorado passo a passo, como um presente a geração seguinte. Essa ferramenta de tamanha precisão tem somente dois únicos objetivos de existência, observar e concluir. Compondo uma estrutura na mente humana entra em cena uma outra grande ferramenta chamada MEME, uma variação para Mimeme de origem greca que significa imitar que foi cunhada por Richard Dawkins em seu livro O Gene Egoista, cuja única função é manter uma base de dados ou simplemente um background humano contendo um conjunto de informações que são passadas as gerações seguintes, palavras, conhecimentos cientificos, esperiências de vida. O meme é uma ferramenta comparável ao Gene para cada ser vivo, juntos o Meme e a Razão compõe o guindaste da nossa evolução como seres concientes, tal união vem construindo nossa história como se fosse uma pedra bruta das esperiências recebidas por nossos ancestrais que podem ser talhadas pela razão . 
    Foram nas descobertas científicas que conseguimos erradicar o vírus da pólio, atravéz dessa ferramenta tão simples fomos capazes de mandar o homen ao espaço, também com a mesma ferramenta construimos máquinas terríveis como resultados de esperiências, algums ideais que nos foram transmitidos simplesmente os demos continuidade e outros devido ao nosso poder de razão não o continuamos, continuamos a explorar o cosmos porém não mais aperfeiçoamos nossas armas nucleares. Quantos anos foram necessários para que o homen do "pau e pedra" tornarse o homen do "mouse e teclado" ? Quantos progetos ou ideais de vida foram preservados, quanto outros foram aprimorados ou até mesmo quantos foram expurgados? Os seres humanos tem o poder de juntar suas idéias e converter em algo útil ou algo aterrador, quão grande deve ser a infra-estrutura necessária para confeccionar um mouse em comparação com uma lança? A dividisão em grupos de idéias mostrase muito mais rentável, que o metodo de trabalho solitário, no nosso modelo então logo somos considerados uma sociedade de idéias, idéias das células, idéia da elétricidade e assim em diante, compondo uma teia social maior do que o próprio ser, estamos a um passo do nosso colega de trabalho porem a anos de pesquisas e especializações da área de trabalho do mesmo, mas mesmo assim nossas cabeças juntas constituem um organismo invisível. 
  Necessitamos dos resultados das pesquisas uns dos outros, criamos assim um sistema de interdependência. O grande exemplo é a vacina para curar o pólio, somente confiando naquelas pesquisas viemos a poupar a vida de muitos recém-nascidos. Como no exemplo de Dawkins em seu livro Gene Egoista o jogo Dilema do Prisioneiro nossa sociedade tem somente duas escolhas ou cooperar ou trair, cooperação mútua rende em beneficio mútuo, traição mútua rende em penalidade mútua, traição por parte de um dos jogadores o rende beneficio enquanto ao que cooperou pesa a penalidade, podemos concluir nossa sociedade como um eterno jogo de Transmite ou Omite.
   Nesse sistema interdependete qualquer omissão  ou negligência racional pode vir a trazer muitos trantornos aos que mais dependentes dessa troca. Se for negado a um usuário de fármacos qualquer contra indicação de seu tratamento, esse mesmo pode vir a sofrer ou até morrer pelos efeitos colatérais adversos, uma omissão de um estado clínico por parte de um paciente, poderá fazer com que ele receba um mal medicamento o levando a correr risco de vida .
   A razão nessa correlação interdependente é fundamental tanto para prever uma omissão quanto para prever uma transmissão(cooperação), devemos tentar entender os que omitem, será que ouve uma falta de cordialidade por parte do omissor ou simplesmente medo que eu ou você não cooperassemos? O que devemos aplicar como punição ao omissor? Um voto de cooperação? Ou uma série inacabavel de traição ? ,devemos também  tentar entender o transmissor ou cooperador , deveriamos continuar cooperando para beneficio mútuo ?, ou omitir na tentativa curta de tirar uma vantagem sobre o espirito de cooperação alheio ? , e como o penalizado pela nossa rapida tentação de vantagem irá responder ? , existira nele um sentimento de retaliação ? .
    Num sentimento mútuo de cooperação a sociedade humana se vê muitas vezes atacada por uma omissão benefica somente pelo omissor , não tão longe também a sociedade se vê omitindo suas reais necessidades , entrando em um sitema mútuo de omissão própria a um omissor  cooperador , no caso cooperando com um Omissor em um sentimento falso de beneficio . Muita gente busca na religião uma forma de tratar suas depreçoes ou anciedades ou terrores , literalmente omitindo de si algo que deveria ser tratado externamente em um sentido puro de razão e cooperação , deveras vezes vemos gente recorrer a grupos que conjuram entidades já a muito tempo falecidas para tratar a sntimento de falta deixada por um ente querido , outros recorrem a metodos alternativos para tratar suas dores aceitando um tratamento a base de crendices como cristais ou até mesmo principios ativos dos substratos mais diversos da natureza . Chegamos ao absurdo de ver metodos de violência contra a razão , como os métodos alternativos para o tratamento da dengue que se baseiam em vibrações de átomos de um fator causador dos sintomas da dengue .Eu não gostaria de repetir tal dicertação nos meus próximos posts , pretendo fazer com que essa seja a única pois não tenho interece de fazer com que o leitor assuma minha posição de entendimento mas sim julgue se acha correto ou não , o papel do leitor nessa situação e o de somente dicernir o racional do místico e verficar quem está omitindo quem está transmitindo , ou simplesmente se o jogo da omissão mútua está atuando no contesto .
    Samuel Hahnemann 10/04/1755 * 6/7/1843 foi um médico dedicado que viu em sua sociedade de doentes pobres a necessidade de encontrar formas alternativas de tratamento , até então um ato de humildade que seguiu até o fim da sua vida ,
em suas pesquisas ele pôde notar que o meio ambiente é cheio de componentes químicos que ao ser misnistrado em humanos repetiam os efeitos das mesmas doenças sofridas pelos mesmos , Hahneman então criou um catálogo de produtos que ele iria ministrar aos seus pacientes , logo no inicio ele ministrava o produto em seu "fator"(poder de cura) bruto ,como concequência matou muitos dos seus pacientes , Hahnemann resolve então diluir e diluir e diluir .... ,em cada uma das etapas para cada parte do produto a ser ministrado ele o diluia em um processo chamado sucução que tinha de agitar a parte diluida em uma quantidade de água , esse processo deveria ser feito dez vezes para cima e para baixo ,dez vezes da  esquerda para direita e dez vezes para frente e para tráz , batendo no final trez vezes em uma tábua de coro de cavalo , logo então nessa solução retiramos uma gota da agua sucuçada e botamos em outra parte de água equivalente a anterior repetindo o processo de sucução e depois adicionando uma gota desse novo frasco sucuçado e adicionando a outra parte de água , assim consecutivamente até 100 ou 300 vezes .No principio de Hahnemann quanto mais diluido mais potente o remédio , ele elaborou tres regras para a existencia de seu tratamento , primeiro é o metodo associativo ,pegando um paciente saldavel e dando a ele algo que o faça ter sintomas de alguma enfermidade , segundo é o método de sucuçar , terceiro quanto mais diluido mais potente.
    Como havia dito que a razão é uma ferramenta que serve para moldar e dar formas aos memes , não tenho intenção de tirar os méritos do Hahnimann por ele ter tentado algo alcansavel e de certa forma tolerável pela sua época. Nos moldes da nossa sociedade atual também não aceitamos propostas de comercialização para mão obra escrava , e se tal nos fosse proposto de antemão recusariamos. Estudos e pesquisas científicas comprovam que Hahneman estava errado pois o primeiro pricipio dele é um ato irracional por não combater a doença e simplemente associar a algo que promove os mesmos efeitos de uma doença como sendo a cura para os sintomas da doença , logo de cara concluimos que a doença está associada a um virus ou bactéria ou mesmo um parasita qualquer , cai ai a regra associativa de Hahniman ,em sua segunda regra a sucução , realmente é possivel agitar algo até que tal possa ter suas moleculas ou átomos misturados mas concerteza não dessa forma , o terceiro metodo é o da diluição ,esse é o mais grotesco porque na atualidade com o conhecimento cientifico que possuimos sabemos até aonde podemos diluir qualquer coisa , não gostaria de expor numeros no blog e muito menos tirar qualquer merito atribuido a ele logo no fim desse texto tem links informativos interessantes . Na atualidade existem grupos espalhados pelo globo que querem mater as técnicas de Hahnemann que inclusive tem milhões de adeptos , e não existe nenhum grupo que queira defender a mão de obra escrava , não concordo com mão de obra escrava só estou fazendo um ponto comparativo . Porquê ? ,porque esse método tão rustico continua a imperar ?, esse sistema de consulta e tratamento alternativo para mim não diferência em nada de omissão médica por parte de uma pessoa que está sofrendo de algum tipo de doença , e omissão por parte do Homeopata de não falar sobre os reais atributos de seus métodos farmaceuticos . No meu ponto de visão , aqui impera um jogo de omissão mútua que beneficia o Homeopata .
    Médicos tratam pessoas com métodos testados e homologados em uma razão conciente . Homeopatas não são médicos nem doutores .
    Não somente para mim mas para muitos remédios homeopatas devem ser vendido ao lado de cristais e incensos de casas de produtos místicos ou entidades religiosas ,e médicos homeopatas devem ser tratados igual a pai de santo ou até como um astrologo , receita homeopata deve ser comparado a uma leitura zodiacal .
    >> No próximo post gostaria de comentar um pouco de onde vem as possibilidades de metodos como Homeopaticos <<

Links :   http://www.youtube.com/watch?v=cjgpEfs2-pY
              http://www.youtube.com/watch?v=gRxk-UuQUqc&feature=related
              http://www.youtube.com/watch?v=ZOTUtViWfF8

Um comentário:

  1. Bem legal o texto. Se não fosse a ciência, o trabalho constante, o compartilhamento e aperfeiçoamento do conhecimento, ainda estariamos na idade da pedra. Sobre os tratamentos de saúde, acho que não podemos recorrer só aos tratamentos alternativos, como a homeopatia. A ciência é bem avançada para tratar muitas doenças, então cabe a nós recorrer a ciência. Pena que muitos médicos acham que só através de drogas é que se trata alguém. Muitas doenças são alimentadas pela parte emocional da pessoa. O médico precisa estar atento para não ser como um robo que apenas receita uma droga pro paciente sem ao menos tentar entender a origem da doença.

    ResponderExcluir